sexta-feira, 17 de maio de 2013

Um pouco de especiarias e uma cerveja Guinness. Sim, isso virou um bolo!



(Fotos: Soraia Kalil)
        Talvez eu nunca comentei aqui, mas o gengibre é uma das minhas grandes paixões na cozinha (tenho várias). Gosto de usar para temperar carnes – pode ser um bife simples mesmo – e nas sopas de cenoura, abóbora ou legumes. Em peixes e frango também deixa seu paladar forte e marcante, conferindo uma leve picância bastante agradável. Para dar aquele toque especial ao sashimi e ao sushi, prefiro o gengibre ralado ao wasabi. Gripada, lanço mão de um bom chá de gengibre, e logo percebo aqueles incômodos sintomas indo embora. Ou seja, em casa, é ingrediente necessário e essencial. É como cebola ou alho: nunca (nunca mesmo) falta.
         Quando li a receita do bolo de gengibre com cerveja Guinness, eu pensei: “Essa eu pago para ver”. Cerveja em bolo doce é, no mínimo, inusitado. Tudo bem que estamos falando de uma Guinness.
         Como, simplesmente, amo novos experimentos, descobrir novos sabores e experimentar novas texturas, lá fui eu, no começo da noite de ontem, em mais uma aventura. E que grata surpresa!
         Dispensa o uso de batedeira e de fermento em pó também.

Ingredientes

150 g de manteiga, mais um pouco para untar a forma
300 g de melado de cana (comprado em supermercado)
200 g de açúcar mascavo escuro
250 ml de cerveja Guinness
2 colheres de chá de gengibre em pó
2 colheres de chá de canela em pó
¼ de colher de chá de cravo em pó
300 g de farinha de trigo
2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
300 gramas de creme azedo (veja forma de preparo abaixo)
2 ovos

Preparo

         Misture a manteiga, o melado, o açúcar mascavo, a cerveja Guinness, o gengibre, a canela e o cravo em uma panela e leve ao fogo até incorporar todos os ingredientes. Retire do fogo e transfira para uma tigela. Acrescente a farinha aos poucos e o bicarbonato, mexendo bem para dissolver os caroços da farinha.
         À parte, misture os ovos e o creme azedo, até incorporá-los bem e junto à mistura do bolo, mexendo até formar uma massa lisa e homogênea.
         Unte uma forma com manteiga, despeje a mistura e leve para assar em forno pré-aquecido a 170º, por mais ou menos, 30 minutos.


Creme azedo ou sour cream

300 g de creme de leite fresco ou sem soro
suco de ½ limão (bem suculento)
Preparo

Basta misturar bem, com o auxílio de um mixer ou um fuet. Deixe na geladeira por 30 minutos para adquirir consistência e pode usar em seguida.
O sour cream acompanha bem saladas ou frutas.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário