segunda-feira, 13 de maio de 2013

Tiramisu de Frangelico – E a minha primeira (quase fracassada) experiência com Nigella Lawson


Nos últimos tempos, entrar numa livraria é sinônimo de comprar livros de gastronomia, ou, pelo menos, folhea-los. Então, imaginem a minha alegria ao ganhar das minhas duas queridas amigas Ana e Flavia, a bíblia gastronômica “Na Cozinha com Nigella” (editora Best Seller). Sim, eu enlouqueci com as quase 500 deliciosas páginas escritas por esta chef inglesa que é, simplesmente, um arraso de talento.
Bem, 11 de maio, almoço do Dia das Mães. Prato eleito, uma bela paella, preparada pelo meu chef e marido, André. Depois de quase devorar o livro com os olhos, escolhi duas receitas, um tiramisu de Frangelico e um gelado de merengue e limão siciliano. Como deveria descansar por, no mínimo, seis horas, me dediquei primeiramente ao preparo do tiramisu. Comecei. E me senti a própria Nigella...até que algo, literalmente, desandou.
(Fotos: Soraia Kalil)
E a receita dizia: “Acrescente o mascarpone à mistura de açúcar e gemas, batendo bem para misturar”. E eis que descubro da pior forma possível que o mascarpone não pode ser batido: ele talha. E talhou! E eu tentei consertar, batendo mais. E ele talhou mais. O bacana da experiência é que ela traz credenciais para o improviso. E foi o que eu fiz. Já havia misturado três capsulas de café expresso a 250 ml de Frangelico. E desperdiçar isso não estava nos meus planos. Num domingo de manhã é óbvio que eu não encontraria, em lugar nenhum, um pote de 500grs de mascarpone. O jeito foi substituir pelo creem cheese. E depois que recomecei a incrível alquimia de misturar isso com aquilo, sorri, afinal, eu tinha um creme digno de um verdadeiro tiramissu. Por que não?
A receita serve 12 pessoas.



Ingredientes
250 ml de café expresso (ou um café bem forte)
250 gramas de licor de avelã Frangelico
30 biscoitos savoiardi (champanhe)
100 g de avelãs assadas e picadas
3 colheres de cacau em pó

Recheio
2 ovos (separados)
75 g de açúcar
60 ml de licor de avelã Frangelico
500 g de mascarpone

Preparo

Misture o café e 250 ml de Frangelico, deixe esfriar, se o café estiver quente.
Bata as claras até ficarem espumantes (antes de chegarem ao ponto de neve dura). Em outro recipiente, bata os ovos, o açúcar e os 60 ml de Frangelico, até incorporar bem. Desligue a batedeira e misture o mascarpone com o auxílio de uma espátula de silicone ou uma colher de pau.  

Montagem

Molhos os biscoitos na mistura de café e Frangelico até que fiquem bem umedecidos, mas sem se desmancharem. Forre o fundo de um pirex (de aproximadamente 24cm). Despeje sobre eles a metade do creme. Faça mais uma camada do biscoito umedecido e distribua a outra metade do creme. Cubra com um papel filme e deixe gelar por 6 horas, no mínimo.
Na hora de servir, cubra o tiramisu com as avelãs assadas e picadas misturadas a duas colheres de sopa de chocolate em pó. Por último, polvilhe, através de uma peneira, mais um pouco de chocolate em pó para formar uma camada mais suave.  



Um comentário:

  1. Oi, adorei o blog e principalmente as dicas sobre a receita. Impulsionada pela vontade de provar um verdadeiro tiramisu e após assistir novamente a receita da própria Nigella, me entreguei a pesquisa e encontrei a sua experiência que achei muito legal. Quem cozinha sabe que nem sempre, mesmo quando seguimos a receita à risca, as coisas acontecem como deveriam no papel. São os seus tropeços que ajudam. Obrigada e siga cozinhando!

    ResponderExcluir