sexta-feira, 10 de maio de 2013

"Gougere": o pão de queijo francês


De origem francesa, mais precisamente da região de Borgonha, berço de grandes vinhos, vem essa receitinha muito simples. Gougeres (pronuncia-se gugérre), nada mais é do que um pão de queijo, com um pequeno toque de sofisticação, que fica por conta do queijo gruyère e de algumas especiarias. Mas a graça dele está justamente na textura da massa, que mais lembra uma carolina (aquelas usadas para o preparo de outra iguaria francesa, os profiteroles). Quentinho é uma maravilha. E no dia seguinte, se aquecido num forninho elétrico (ou forno convencional) também tem o seu valor. O bacana é que dá para brincar com as especiarias e saborizar com o que mais agradar: sementes de papoula, páprica, flor de sal, alecrim, pimenta, etc.

(Fotos: Soraia Kalil)
Ingredientes:

·      250 ml de água
·      100 grs de manteiga
·      1 pitada de sal
·      150 gramas de farinha
·      100 gramas de queijo gruyère ralado grosso (ou picado bem miudinho)
·      1 gema batida
·      Flor de sal (opcional)

Preparo:
Batedor Folha


Em uma panela coloque a água, a manteiga, o sal e leve para ferver. Retire do fogo e acrescente a farinha, mexendo sem parar para não empelotar. Volte a massa ao fogo e continue mexendo até soltar do fundo da panela. Leve a massa para a batedeira e junte os ovos, um a um. Por último, acrescente o queijo e as especiarias. Unte uma forma com margarina e farinha. Com o auxílio de uma colher, pegue porções da massa e distribua, sempre com um espaço entre uma porção e outra. Pincele a gema e, se preferir, coloque uma pitada de flor de sal. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180ºC por mais ou menos 30 minutos.

Dica: Ao usar a batedeira, opte pelo batedor folha, uma vez que a massa é um pouco pesada. Mas é possível misturar os ingredientes numa travessa e realizar o preparo. Mas é preciso um pouco de força.


Nenhum comentário:

Postar um comentário