quarta-feira, 8 de maio de 2013

Primeiro, o japonês. Agora, um peruano. E o peixe cru cai de vez no gosto do brasileiro


Há alguns anos, a culinária japonesa se popularizou e os tais rolinhos de arros e alga (sushi) e os peixes crus (sashimi) renderam de vez os brasileiros. Centenas de restaurantes especializados surgiram nas rotas gastronômicas de muitas cidades. As compras coletivas se fartaram de tantas ofertas nesta linha e muitos que insistiam em torcer o nariz para o peixe cru, se curvaram à festa de sabores, aromas e texturas que um bom combinado traz. E quem apostou no imediatismo, achando tratar-se apenas de um modismo, se equivocou. Os (bons) restaurantes japoneses vieram para ficar porque conquistaram um espaço mais que merecido.
Na hora de servir, disponha as porções numa travessa com gelo: ajuda a conservar e ainda deixa o prato fresquinho  (Fotos: Soraia Kalil)

Quem agora promete roubar a cena, ainda que esteja chegando timidamente, é o ceviche, um prato peruano à base de peixe, cuja cocção é feita a partir de suco de limão (ou outros sucos cítricos). De sabor forte e marcante, tem na pimenta uma das suas características mais definidas, o que contrasta com a leveza do prato, que pode ser servido como entrada, aperitivo ou mesmo, prato principal. A picância contrasta com a tom refrescante que o limão e o gengibre conferem ao prato. E o “leche de tigre”, caldo preparado com o peixe e limão, complementa essa explosão de sabores.
Aqui em casa, sempre faço como entrada de algum almoço à base de peixes e frutos do mar. Mas caso você queira usá-lo como prato principal, basta servi-lo com batatas doces assadas ou cozidas e milho cozido.
A receita tradicional do Peru, considerada patrimônio cultural do país, ganhou, ao longo dos tempos, diversas versões, que vão das clássicas às mais inusitadas. Segue agora uma receita que sempre faço aqui em casa e que faz sucesso entre os convidados. Em geral utilizo o robalo ou linguado.

Ingredientes

1 kilo de robalo ou linguado cortado em cubos
2 cebolas roxas fatiadas finamente em meia lua
½ cebola em cubos
4 dentes de alho picados
suco de 10 a 12 limões
½ gengibre ralado
1 pimentão amarelo ou vermelho cortado em fatias finas
1 maçã verde picada
1 pimenta dedo de moça picada
100 ml de caldo de peixe
Sal a gosto

Preparação

Corte a cebola previamente e deixe-a de molho na água com cubos de gelo por aproximadamente uma hora Depois de cortar o peixe em cubos, tempere-o com o sal, um pouco do gengibre ralado, dois dentes de alho e o suco de limão, de forma generosa. É a acidez do limão que será responsável por fazer o cozimento do peixe. Reserve na geladeira.

Leche de tigre

Enquanto isso, prepare  o leche de tigre. Coloque no liquidificador, cerca de 50 gramas do mesmo peixe utilizado no preparo do ceviche, 200 ml de suco de limão, 100 ml de caldo de peixe, dois dentes de alho e o gengibre restante. Bata bem para dissolver totalmente o peixe. Você pode optar por coa-lo ou não (eu prefiro sem coar). Acrescente ao peixe temperado a cebola roxa, o pimentão, a maçã verde, a pimenta picada. Despeje o leche de tigre ate umedecer bem. Em geral, sobra líquido. É possível tomá-lo como aperitivo puro ou com algum destilado. Sirva em seguida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário