terça-feira, 17 de julho de 2012

Creme de mandioquinha, cenoura e rúcula


Para quem andava reclamando do calor fora de época (como eu), hora de comemorar. As temperaturas estão despencando. Hum! Isso me faz pensar em chocolate quente, chás, caldos, sopas, fondues, vinhos e cervejas mais encorpados (e por falar em cerveja, vocês já leram o post sobre cervejas de inverno?). E se a companhia for boa, só falta o cobertor (ou não rsrsrsrs).
Ontem, aquela chuvarada toda, um frio de doer os ossinhos e tudo o que eu queria era algo bem quente para reconfortar a alma, mas sem ter de ficar muito tempo na cozinha.
            Hora de vasculhar a geladeira e tentar encontrar a salvação para a noite fria. As opções que tinha em mente, logo foram ralo abaixo: caldo de ervilha com bacon (não tinha ervilha); sopa de feijão (tinha feijão, mas era pouco). Bem, encontrei mandioquinha, cenoura, vagem....e pensei: “acho que vou me dar bem”. Fucei mais um pouquinho e encontrei uma rúcula lavadinha. Mas a surpresa ficaram mesmo por conta da hortelã e da erva doce que acrescentei. O melhor de tudo: espantou mesmo o frio.



·      4 mandioquinhas médias
Foto: Soraia Kalil
·      2 cenouras médias
·      1 xícara de vagem cozida
·      1 xícara de rúcula
·      Folhas de hortelã picadas
·      Pimenta, páprica e curry à vontade
·      1 folha de louro
·       gengibre ralado
·      1 colher de sopa de erva doce (sementinhas)
·      1 colher de sopa de creme ou sopa de cebola (de pacotinho)
·      ½ cebola
·      1 dente de alho


Preparo:

Cozinhe a mandioquinha e a cenoura com um pouco de sal e uma folha de louro. Reserve a água do cozimento. Cozinhe a vagem à parte com um pouco de sal e reserve.  Bata no liquidificador a cenoura e a mandioquinha e acrescente água do cozimento o quanto baste. Se você preferir um caldo mais grosso, coloque menos água. Refogue a cebola picada e o alho. Quando dourar, acrescente o creme e deixe apurar um pouco. Enquanto isso, acrescente os demais temperos: a sopa de cebola, o curry, a pimenta, a páprica, o gengibre e a erva doce. Coloque a vagem já cozida e corrija o sal, se necessário. Por último, acrescente a rúcula e a hortelã, ambas picadas. Deixe um minuto no fogo, só para murcharem um pouco.
Sirva em cumbucas, que ajudam a manter por mais tempo o calor. Se for de barro, melhor ainda!
Salpique queijo ralado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário