domingo, 10 de junho de 2012

Fondue de queijo com rúcula servido com pães e tomate seco




Quando postei a primeira receita de fondue, disse que publicaria as que já fiz e as novidades. Essa de queijo com rúcula nunca fiz, mas achei bastante diferente. E o acompanhamento com tomate seco deve conferir um sabor bastante especial!
Bem, se alguém fizer antes de mim, conte como ficou!


Ingredientes para a fondue:

· 1 dente de alho
· 3 xícaras (chá) de vinho branco (preferencialmente moscatel ou chardonnay, frutado)
· 300 g de queijo gruyere suiço ralado grosso
· 300 g de queijo emmenthal suiço ralado grosso
· 300 g de queijo gruyere nacional ralado grosso
· 300 g de queijo emmental nacional ralado grosso
· Noz-moscada
· 1/2 maço de rúcula (colocar só as folhas sem talos, picadas muito finamente)
· 1/4 xícara (chá) de kirsch (opcional)
· Pão de tomate seco cortado em cubos médios

Preparo:

Esfregue com força o alho no fundo de uma panela. Despeje nela o vinho branco e leve ao fogo. Quando o vinho estiver bem quente, mas ainda sem levantar fervura, comece a adicionar os queijos, juntando 1 xícara por vez e misturando sempre até derreter.
Deixe no fogo até que tudo esteja completamente derretido e comece a engrossar (se for o caso, junte o kirsch). Adicione a noz-moscada e a rúcula, retire do fogo. Sirva imediatamente com o pão de tomate seco.

Ingredientes para o pão de tomate seco
· 1 kg de farinha de trigo peneirada
· 3 xícaras (chá 600 ml) de água filtrada morna (45º C)
· 40 g ou 1 tablete de fermento biológico
· Sal
· 1 colher (chá) de azeite
· 250 g de tomate seco escorrido e picado finamente

Preparo:

Coloque o fermento e a água morna e aguardar cerca de 10 min. Após isso, em uma batedeira, colque a farinha, azeite e a mistura de água e fermento. Bata em 1ª velocidade durante 10 min e em 2ª velocidade por mais 5 min. Faça o teste de véu na massa. Se necessário, bata mais. Retire a massa e separe-a em três partes iguais.


Separe o tomate seco em três partes iguais e bata cada terço de massa com cada terço de tomate seco picado. Faça baguetes e asse em forno alto (de 200 a 240ºC) com vapor (use uma vasilha ou uma bandeja com água dentro do forno durante o aquecimento e o processo de assa) por 17 min. Retire e reserve sobre uma grelha até esfriar.

sábado, 9 de junho de 2012

Fondue de Chocolate


Morango e chocolate: um clássico

Frio combina com muitas coisas gostosas, em especial fondue, claro! E quando se trata de fondue de chocolate – indispensável no inverno – o único trabalho que eu queria ter era cortar as frutas. Sempre comprava o produto em caixinha no supermercado. Há excelentes marcas, diga-se de passagem!
Certa vez, em Campos do Jordão, um frio de bater os dentes, resolvemos fazer uma fondue de carne do vinho, cuja receita já postei aqui. Quando eu estava terminando de preparar, pensei: “hum, deveria ter comprado um de chocolate”.
Enquanto saboreava esse que é um dos meus pratos prediletos, minha cabeça não parava. Ao final do jantar, lembrei que tinha uma barra de chocolate em casa, uma lata de creme de leite e mais algumas coisas. Pronto, era o que eu precisava para fazer a minha fondue de chocolate!
Depois desse dia, nunca mais comprei as tais caixinhas.  A textura é muito diferente e fica bem mais saboroso! Podem apostar!

Ingredientes:

2 barras de chocolate de 170 grs cada (pode ser ao leite, amargo ou uma de cada)
1 lata de creme de leite
1 cálice de conhaque (ou licor de café, de amêndoa, de laranja, amarula ou outro de sua preferência)

Marshmallow combina muito! Fotos: Divulgação
Preparo:

Pique o chocolate e leve ao fogo em banho-maria. Quando derreter, acrescente o creme de leite e mexa até ficar homogêneo. Desligue o fogo e acrescente a bebida.


Acompanhamento:

Frutas picadas (banana, morango, laranja, mexerica, maça, pêra, kiwi e outras de sua preferência)
Marshmallow
Mini biscoito wafer (ou o biscoito comum cortado em três)
Canudinhos de chocolate

Dica:

Cuidado com as frutas que soltam muita água, como abacaxi e melão

Eu nunca fiz, mas já ouvi falar que dá para colocar meia pimenta dedo de moça picada no chocolate. Neste caso, não acrescente a bebida



segunda-feira, 4 de junho de 2012

Fondue de queijo (de verdade!)


Dando sequência a nossa seleção mais que especial de fondues, vai aqui uma receita de fondue de queijo. Esqueça a fórmula: supermercado + pacotinho + levar ao fogo e pronto. A tarefa aqui é preparar, literalmente, a nossa fondue.
Antes de mais nada, vai apenas uma curiosidade sobre este prato, que nasceu tão singelo e ganhou ares sofisticados. A palavra fondue (particípio passado do verbo fondre – fundir, derreter, em francês) vem da Suíça francesa, onde surgiu o prato.
A receita surge em consequência de uma superprodução de queijos nos Alpes Suíços, no século XIII. Com a chegada do inverno rigoroso, um feliz suíço teve a brilhante ideia de derreter o excesso. Para conservá-lo, deveriam adicionar álcool e o kirsch (uma bebida destilada à base de cereja negra) foi a escolhida. Eles derretiam os queijos (fundiam as várias qualidades) e adicionavam a bebida. O queijo voltava a endurecer, mas não estragava. Depois, bastava derreter novamente para consumi-lo. 
Mas foi um pouquinho longe dos lindos Alpes Suíços que o prato ganhou fama e virou sinônimo de sofisticação. Na década de 50, em Nova York, o chef Conrad Egli, do restaurante Chalet Suisse, passou a servi-lo. Além disso, ele criou a versão de chocolate, que acompanha frutas, marshmallow e biscoitos . Muito bom, né!
Pode ser servido também com batatas. Foto: Soraia Kalil

Ingredientes para a fondue:

200g de queijo gruyere
200g de queijo ementhal
200g de queijo fundido
1 copo (americano) de vinho branco
1 xícara de café  de kirsch ou vodka
3 a 4 colheres de fécula de batata
1 dente de alho
Noz moscada e pimenta do reino

Preparo:

Para o preparo da fondue, utilize uma panela de vidro, cobre, ferro, barro ou cerâmica. Não utilize panelas de alumínio. Passe o dente de alho no fundo e nas laterais. Você pode pode deixar o dente de alho na panela durante a preparação. Se preferir um sabor mais suave, retire. Coloque os queijos ralados no ralo grosso e cubra com o vinho. Leve ao fogo baixo até derreter.
Passe para o réchaud quando a mistura já estiver derretida, adicione a fécula misturada ao kirsch ou a vodka. Acrescente a noz moscada e a pimenta.
Sirva com pão italiano cortado em cubinhos.

DICA – 1) Se você gostar de um toque agridoce, experimente passar pelo queijo cerejas ao marrasquino. Apenas deixe-as escorrendo numa peneira durante uns cinco minutinhos para não transferir a calda para o queijo.
                  2) Além do pão, há outras opções para acompanhar o prato: legumes cozidos (mas bem firmes), como cenoura, brócolis, couve-flor. Também é possível servir com presunto cortado em cubinhos.