segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Cheescake ao Coulis de Frutas Vermelhas

Confesso que nunca vi o tal cheescake com bons olhos. Embora o colorido da coulis chamasse a atenção, não conseguia entender como uma sobremesa cuja base é feita com cream cheese pudesse despertar meus sentidos para a gula. Em passagem por Póvoa de Lanhoso, em Portugal, em maio deste ano, um único pedaço do doce, solitário numa vitrine concorrida por inúmeras guloseimas, despertou minha curiosidade. E enquanto degustava um Bacalhau ao Velho Minho (prometo em breve), acompanhado por um vinho verde da região, decidi que havia chegado o momento da nossa apresentação. Amor à primeira vista... ou melhor: paixão. Aquele tipo que te consome e nunca te sacia. Dias desses, inspirada a encarar a cozinha e com bastante saudades da terrinha, lancei mão da criatividade e... aqui está. Chescake ao coulis de frutas vermelhas, hortelã e Vinho do Porto.

Foto: Soraia Kalil
  Ingredientes para a massa:

 1 pacote (200grs) de biscoito maria ou maisena
 3 colheres de margarina


Recheio

1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
2 potes de cream cheese
1 envelope de gelatina sem sabor preparada conforme as instruções do fabricante
2 ovos
1 colher de café (opcional) de cardamomo em pó

Coulis de frutas vermelhas

1 xícara de morangos
1 xícara de amoras
1 xícara de framboesas
1 xícara de mirtilo
1 xícara de açúcar 
Hortelã a gosto
1 cálice de vinho do Porto
3 anis estrelados

Preparo:

Massa: triture os biscoitos no liquidificador e misture a margarina até virar uma farofa. Forre o fundo de uma forma de aro removível e reserve.

Recheio: no liquidificador, bata todos os ingredientes até formar um creme homogêneo. Despeje sobre a massa e leve para o forno médio até firmar, aproximadamente 25 minutos.

Coulis
Leve ao fogo as frutas (com exceção do mirtilo), o açúcar e o anis estrelado, deixe engrossar por uns 10 minutos. Acrescente o vinho e o mirtilo. Deixe apurar mais três minutos. Adicione a hortelã e apague o fogo. Deixe esfriar. Basta jogar sobre a cheescake, já fria, e levar para gelar por, no mínimo, duas horas.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário