segunda-feira, 20 de junho de 2011

Talharim ao molho de queijos


Fotos: Soraia Kalil

Domingão! A preguicinha aliada a uma forte crise de sinusite não me impediram de ter de preparar o almoço. Haja criatividade! Sem pique para sair de casa e pensar em algo mais elaborado, encarei a geladeira e os armários em busca de algo. E encontrei: leite, queijos, alguns temperinhos mágicos e um bom talharim e, creiam, saiu uma bela massa com molho branco e queijo, muitos queijos.  Acho o molho branco é um dos complementos mais democráticos da gastronomia porque dá para criar, recriar e inventar. Vou colocar aqui a minha experiência, mas fiquem à vontade para novas “criações”. E, claro, me contem depois!
Molho Bechamel ( branco)
1 litro de leite
2 colheres rasas de margarina
2 colheres cheias de farinha de trigo
1 fio de azeite
Sacal e noz moscada a gosto
Complemento
200 gramas de gorgonzola
200 gramas de queijo sansoé (ou meia cura)
150 gramas de provolone
Parmesão ralado para gratinar
Modo de preparo
Em uma panela, coloque a margarina e o azeite e deixe derreter. Acrescente a farinha e mexa até se soltar do fundo da panela. Deixe cozinhar, mexendo sempre, por  cerca de 1 minuto. Acrescente aos poucos o leite, o sal e a noz moscada e mexa sem parar, até engrossar. Acrescente os queijos  e vá mexendo até perceber que eles derreteram. Misture à massa já cozida, salpique queijo parmesão e leve ao forno, em fogo alto, por alguns minutinhos só para gratinar. Ótima pedida para os dias mais frios.  Acompanhado por um vinho, fica irresistível!!!






segunda-feira, 13 de junho de 2011

Pudim de Café

Os sabores marcante do café e cítrico da laranja resultaram num perfeito casamento. E na versão pudim fica divino. Prometo que da próxima vez que fizer, posto a foto! Está aí, Yuri!!!! Mas vai ter de levar um pedaço para mim. Depois, vc desconta nos abdominais!

Ingredientes:
  • 2 latas de leite condensado
  • 6 colheres de café solúvel
  • 1 colher de sopa de baunilha
  • raspas de uma laranja (só a parte amarela)
  • 1 1/2 xícara de leite
  • 6 ovos
Bata todos os ingredientes no liquidificador por aproximadamente 2 minutos e depeje numa forma para pudim já caramelizada. Leve para assar em  banho-maria por aproximadamente 1 hora. Se preferir, dá para fazer no fogão, também em banho-maria. Fica pronto em mais ou menos 40 minutos.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Leite de Creme

Esta é uma típica sobremesa portuguesa, que eu experimentei em Mirandela, norte de Portugal. A receita é da minha tia Lucília, com algumas adaptações. Já testei e dá certo. Se você não tiver um maçarico culinário, dá para fazer o caramelo esquentando bem uma colher no fogo e queimando o açúcar. Leva um pouquinho mais de tempo, mas vale a pena. Ah, eu usei o açúcar light (da União) e ficou “mara”. Fez um bem para a gula!!!! Vamos lá:
Ingredientes
  • 1 litro Leite
  • 150 gramas açúcar
  • 60 gramas farinha
  • 1 casca de limão
  • 1 pau de canela
  •  
    
  • 4 gemas de ovo
Modo de preparo
Ferva o leite, com a canela e a casca de limão. Misture o açúcar e a farinha e vá adicionando aos poucos ao leite, mexendo sempre. Vai começar a engrossar. Adicione algumas colheradas deste creme às gemas e mexa com o auxílio de um garfo ou fuê. Junte, lentamente, ao creme e mexa vigorosamente. Retire o pau de canela e a casca de limão. Coloque num recipiente individual. Polvilhe açúcar por cima e queime para fazer o caramelo, com o auxílio de uma colher ou maçarico. Leve para gelar.