Postas de bacalhau fritas no azeite, depositadas numa cama de batatas portuguesas. Uma fritada de cebola, alho e um pouquinho de colorau sobre as postas eleva à potência máxima o espírito da gula. Este é o Bacalhau à Moda do Minho, cuja receita eu prometi, quando publiquei o post da Cheescake de Frutas Vermelhas. Provei este prato em Póvoa de Lanhoso, Portugal, e virou um dos meus favoritos. É para dar um viva à gula, sem nenhum sentimento de remorso.
Com o auxílio da tia Lucília, minha consultora na culinária portuguesa, preparamos o prato em casa, no Natal e, por aqui, fez bastante sucesso. Também, pudera. O trio batata, bacalhau e azeite é praticamente imbatível. Conheço várias formas de preparo com esta base e, confesso, todas ficam muito saborosas.
O preparo é relativamente fácil. Mas deve ser feito no momento de servir, para não correr o risco das batatas murcharem. Para acompanhar, arroz branco é o suficiente, mas recomendo também brócolis salteados no azeite e alho. Para beber? Um vinho verde geladinho faz a dupla perfeita.
Ingredientes:
Fotos: Soraia Kalil |
3 ou quatro postas altas de bacalhau, dessalgado
1,5 kg de batatas Asterix
4 cebolas
4 dentes de alho
1 colher de chá de colorau
Azeite o quanto baste para fritar as postas
Farinha de trigo para empanar o bacalhau
Preparo:
Para fritar o bacalhau, o azeite não deve estar muito quente. Passe as postas pela farinha e deixe dourar levemente. Reserve. Corte as batatas em rodelas não muito grossas e frite-as no azeite que sobrou do bacalhau. Elas devem ficar crocantes. Corte a cebola em rodelas ou à juliana e pique o alho. Leve tudo ao fogo para dourar. Quando estiver no ponto, acrescente o colorau. Forre o fundo de um refratário com as batatas e disponha as postas de bacalhau. Por cima das postas, derrame a fritada de cebola. Leve ao forno pré-aquecido, apenas para retomar a temperatura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário