segunda-feira, 19 de março de 2012

Bruschetta de pêra e gorgonzola


Foto: Soraia Kalil
Reluto um pouco para fazer receitas agridoces, porque não agrada muito o paladar da galera aqui de casa. Mas essa, o André e eu provamos no Bar Brahma, em Santos, e nos apaixonamos. O que é bacana é que não precisa ficar muito doce. Embora a receita leve mel, é possível dosar a quantidade, de acordo com o gosto. É um aperitivo super gostoso e de sabor um pouco exótico, dada a união do gorgonzola e a pêra. Vale a pena experimentar. Ah, com medo de errar a mão no doce, acabei preparando outra, com antepasto de berinjela (comprado pronto). Coloquei-o sobre as fatias de pão italiano e cobri com mussarela.

Ingredientes:

1 pão italiano filão (comprido)
1 pêra (fatiada finamente)
1 pedaço de gorgonzola
folhas de rúcula
mel para regar

Preparo 

Fatie o pão. Disponha sobre ele as fatias de pera, pedaços do gorgonzola, a rúcula  e regue com o mel. Leve ao forno até o queijo derreter.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Batatas com ervas


Era para ser apenas um purê, mas eu desisti no meio do caminho. Era para ser apenas um filé grelhado, mas minha inquietação não me permite os “apenas” em se tratando das minhas paixões. Ao invés de amassar as batatas, resolvi cortá-las em quadrados pequenos. E agora? Numa rápida vasculhada pela geladeira, descobri salsinha e cebolinha. A manteiga olhou para mim e deu o estalo. Na pequena hortinha que tenho em casa, cacei tomilho, orégano, manjericão e alecrim. E o quase purê virou uma batatinha mais que especial para acompanhar os filés acebolados, com redução de vinagre balsâmico, gengibre e mel. Pareceu pomposo, não é mesmo? Não se assustem. Rapidinho, o jantar ficou pronto! E passou pelo teste rigoroso aqui em casa.
Foto: Soraia Kalil

Ingredientes

4 batatas médias cortadas em quadradinhos
1 colher de sopa de manteiga
ervas de sua preferencia (orégano, tomilho, alecrim, manjericão, salsinha, cebolinha)
pimenta e sal a gosto
1 folha de louro
5 colheres de azeite

Coloque as batatas para cozinhar com sal e a folha de louro. Quando estiverem cozidas, mas firmes, estarão prontas. Escorra a água e reserve.
Pique as ervas grosseiramente. Aqueça a manteiga, juntamente com o azeite, acrescente as batatas, as ervas picadas, a pimenta e acerte o sal. Desligue rapidamente para não desmanchar as batatas. Estão prontas.

Cebolas com redução de vinagre balsâmico

3 cebolas grandes
1 xícara de vinagre balsâmico
2 colheres (sopa) de mel
Raspas de gengibre

Corte as cebolas em rodelas ou à juliana. Doure no azeite. Quando murcharem um pouco – não totalmente – acrescente o vinagre, o mel e as raspas de gengibre. Mexa de vez em quando, até perceber que líquido diminuiu e engrossou levemente. Sirva sobre os filés temperados a seu gosto.